Browningieae (Buxb 1966) Colunares fortemente ramificados, podem adquirir com o tempo o aspecto de uma árvore ou arbusto. Costelas marcadas e forte espinhentação. Flores de médias a grandes com abertura noturna. Frutos carnudos comestíveis. Sementes de aspecto rugoso. Mais informações Etimologia: Tribo de plantas que se assemelham à Browningia.Procedência: Os Andes e as Ilhas Galápagos.
Cacteae Plantas inicialmente globulares, embora com os anos frequentemente atinjam portes semicolunares. Existem também alguns gêneros de formas estranhas como a Leuchtenbergia. Seus tamanhos podem variar de minúsculos até alguns metros. Floração diurna, frutos comestíveis, em muitos casos carnudos embora nem sempre. Mais informações Etimologia: Nome em referência a que é a tribo tipo da família Cactaceae.Procedência: Do norte da América do Sul até o sul da América do Norte. A maioria das espécies está no México ou em seus arredores.
Cereeae (Salm-Dyck 1840) O gênero típico desta tribo é Cereus (P. Miller 1754). Formado por grandes colunares, com costelas bem definidas, grandes flores noturnas, geralmente de cor clara e enormes frutos carnudos e doces comestíveis. Mais informações Etimologia: Tribo de plantas que se assemelham ao CereusProcedência: Brasil, Uruguai e Argentina principalmente.
Hylocereeae (Engelm. 1858) Plantas geralmente de hábito trepador ou pendente, com caules articulados ou achatados ou de formas angulares e providos de costelas ou asas. Espinhos curtos ou sem espinhos. As flores são grandes, solitárias, quase sempre noturnas, com tubo perigonial alongado. O fruto é uma baga carnuda, frequentemente comestível, com numerosas sementes pequenas, negras e brilhantes. Mais informações Etimologia: Tribo de plantas que se assemelham ao HylocereusProcedência: Principalmente na América tropical e subtropical, com alguns representantes isolados fora desse território.
Notocacteae Mais informações Etimologia: Tribo de plantas que se assemelham ao Notocactus (agora Parodia)